sábado, 14 de abril de 2012

Coisas que eu fazia antes e agora não faço mais

1. Ler qualquer tipo de livro

Antes eu devorava todo e qualquer tipo de livro que me caísse nas mãos. Os bons, os maus e os mais ou menos. Depois, como aqueles pacientes que recebem umas reprimendas de seus cardiologistas, eu comecei a restringir a minha gulodice. Passei a selecionar mais as minhas leituras e a refinar os meus gostos literários. Tomando o devido cuidado de só ler os bons autores. Mas claro, é preciso aprender a separar o jóia do joio. Não é preciso ter um sexto sentido aguçado pra se perceber quando se está diante de um grande autor ou de uma besta completa. Basta ler as primeiras palavras do livro. Todo escritor tem a obrigação moral de escrever bem. E se, ainda na largada, ele não escreve bem, é porque não passa de um impostor. Muitos dos mais aclamados autores de sucesso se examinados com atenção pelo leitor não passarão de medíocres digitadores de textos e é recomendável passar ao largo de suas obras. Claro está que um sujeito que dê títulos como “Brejal dos guajás” ou “Marimbondos de fogo” a seus calhamaços não tenha a menor noção de como se exerce o seu ofício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário