terça-feira, 22 de março de 2011

Risadas Silenciosas


Presença constante em listas de melhores filmes de todos os tempos, "A General" (1927), de Buster Keaton, é um filme tão divertido e genial quanto suas outras comédias mudas.

Keaton, que ficaria famoso por sua impassível cara de pedra (foto), é considerado, ao lado de Charles Chaplin e de Harold Lloyd, um dos três maiores comediantes do cinema mudo. Muitos críticos o preferem a Chaplin, por seus filmes serem menos sentimentais. É verdade que os filmes de Keaton não arrancam lágrimas, e sim uma boa quantidade de risadas.

Keaton tem um pendor inato para as gags físicas perigosas. Com ele as proezas mais extraordinárias parecem estripulias leves e sem riscos. Não dá para dizer o mesmo das cômicas (e apavorantes) cenas de Harold Lloyd escalando um edifício em "O Homem Mosca" (1923), por exemplo.

Em "A General" há diversas cenas realmente perigosas, como aquela que mostra um trem desabando num precipício. Sabe-se que Buster Keaton dispensava dublês. Tais cenas, no entanto, não foram pensadas para assustar as platéias e sim para surpreendê-las. Assistindo a seus filmes hoje em dia o que mais apreciamos é a engenhosa precisão, quase miraculosa, com que as gags se sucedem. Buster Keaton é um dos maiores prodígios da história da sétima arte e os seus filmes deveriam ser mais assistidos e lembrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário