quinta-feira, 20 de maio de 2010

Grandes roubos


Leio que a tela Pastoral (1905), de Matisse (foto acima), foi roubada de um museu de arte moderna da França, junto com outros cinco quadros de grandes mestres como Picasso, Braque e Modigliani.

Lembro-me até hoje do impacto que esse quadro (e as outras obras iniciais de Matisse) tiveram sobre mim, despertando-me para um novo senso estético, baseado na explosão e na beleza das cores, na simplicidade das formas, na inquietação e na liberdade criadoras.

As câmeras do museu captaram um misterioso sujeito mascarado removendo as telas com um estilete. Quem dera fosse eu, não pelos milhões de euros em jogo, afinal tratam-se de obras famosíssimas, ou seja, invendáveis - mas pelo puro e simples deleite dos meus olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário